quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Usando os recursos internos da câmera do Nokia 5800 XM para tirar fotos com melhor qualidade de imagem

A câmera do Nokia 5800 XpressMusic é equipado com lente Carl Zeiss Tessar, tendo abertura f/2.8, distância focal de 3.7 mm, 3.2 megapixels (2048 x 1536 pixels), possuindo autofocus e flash de LED duplo.

Como sempre, eu ando muito satisfeito com a câmera, mas tenho visto que muitas outras pessoas não. Daí percebi que eu uso a câmera para tirar fotos diferentes do que a maioria quer com uma câmera de um smartphone.

Sendo direto, a câmera do Nokia 5800 XM não é boa para tirar fotos instantâneas em grande parte dos ambientes nublados e escuros, nesses locais é preciso usar os recursos disponíveis pelo aplicativo da câmera para obter uma qualidade boa nas fotos.


Vou passar logo mais abaixo, três recursos que fazem a diferença nas fotos em ambientes nublados e escuros. Só avisando que a versão do firmware do meu aparelho é a 50.0.005 personalizada pela Vivo.

Primeiramente para servir de exemplo, abaixo uma foto instantânea tirada pela câmera do aparelho sem nenhum recurso ajustado manualmente em um ambiente nublado com chuva fraca.


Até que a foto saiu legal, mas dependendo do local pode sair ruim.

Equilíbrio de branco

Um dos recursos mais úteis para melhorar a qualidade das fotos em ambientes nublados e escuros, em dois toques, selecione o modo Nublado e veja como uma foto sai, abaixo.


Contraste

Outro recurso muito útil para deixar a foto mais viva, aqui eu subi uma barra de contraste e tirei a foto que pode ser visto abaixo.


Exposição

Esse recurso é ideal para tirar fotos de qualquer cenário com o centro ou parte dele escuro ou claro demais. Na foto que tirei abaixo, parte do cenário estava muito escuro, então eu aumentei para 2 a exposição.


Bom, esses são os três melhores recursos para tirar fotos com a câmera em ambientes nublados ou escuros, podem ser usados independentes como os exemplos das fotos que eu passei, ou juntos para um melhor resultado dependendo do ambiente.

Você pode também melhorar as fotos já tiradas sem a aplicação desses recursos. Basta usar o editor de fotos que é acessível pelas opções da foto desejada ou na barra lateral da galeria.


Nesse editor você pode ajustar o contraste, brilho e nitidez das fotos e tem outros recursos legais também que vale a pena conferir.

Lembra da primeira foto passado no início desse post? Aumentei um pouco o contraste e diminui um pouco o brilho, o resultado abaixo.


Bom, isso é tudo que se pode fazer para tirar fotos melhores no aparelho, se você ainda não está satisfeito, só posso te recomendar o Nokia N8.

Eu vou seguindo com o meu Nokia 5800 XpressMusic até 2012, eu estou satisfeito com o aparelho e todos os recursos que ele oferece.